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Fear Effect - PS1 detonado
Fear Effect - PS1 detonado

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Esse detonado do jogo Fear Effect é um passo a passo, contendo também a resolução de puzzles e as estratégias que eu usei para se vencer os chefes. Os itens mencionados no começo de cada parte são apenas Key Itens, importantes para o decorrer do jogo. Itens como munição para as armas não vão ser mencionados porque a maioria se consegue matando os inimigos. Os Save Points do jogo são os lugares onde o celular começar a tocar, aí pare, abra o menu e use o celular para salvar. Bom jogo. 
--- Os finais de Fear Effect --- 
Bom, o jogo possui cinco finais diferentes. Jogando no modo NORMAL, se acessa quatro deles. Dois, escolhendo Hana no final. Se ganhar, é um final, se perder é outro final. Os outros dois é escolhendo Glas no final ai invés de Hana, e perdendo é um final e ganhando é outro. O quinto, o melhor e mais completo, se consegue acabando o jogo no modo HARD, assim aparece uma terceira opção, em que Hana e Glas cooperam. 
DISCO 1 
--- Introdução --- 
Hana e Glas se dirigem ao Lam Building para pegar informações com seu contato Jin, sobre o sumiço de Wee Ming. Mas Jin não está na plataforma de pouso como combinado. Então Hana decide sair e investigar. 
--- Lam Building: parte 1 ---
Itens: Fuse, Gate Key 
Logo no começo aperte o botão na parede para avançar para cima. Agora equipe a faca (Knife) e ande silenciosamente por trás do guarda e o acerte com a faca assim que a mira ficar vermelha. Faça o mesmo no outro guarda logo a frente. Pegue as munições com / (faça isso sempre que um inimigo deixar alguma coisa ao ser morto). Agora acerte com a faca o vidro vermelho ao lado da escada, entre, ative a alavanca e pegue o Fuse. Agora saia e suba as escadas, ative a outra válvula para matar o inimigo do outro lado. Desça as escadas e pegue a Gate Key. Use no portão e passe por ele. 
--- Lam Building: parte 2 ---
Itens: Red Card Key, Locker Key, Pistol, Mach Pistol, Blue Card Key 
Agora mate o guarda (se tiver chance, pelas costas, com a faca, senão vá com a Pistol mesmo) e pegue o Red Card Key e use-o no painel ao lado da porta. Salve seu progresso, e assista a cena no computador e veja Jin sendo torturado e ele acaba derrubando a Locker Key. Não dá para abrir o armário ainda, então saia pela porta e ande silenciosamente por trás do guarda e mate-o com a faca. Equipe rapidamente a pistola pois o outro virá correndo, e mate-o em seguida. 
Um deles deixa cair a primeira Mach Pistol, pegue-a. Mate os outros guardas e verifique o elevador, que precisa de força. Agora vem uma parte difícil. Ande silenciosamente, até o guarda no canto inferior da tela ficar na mira. Mate ele e role para trás rapidamente com o botão L2 para o outros guardas não te acertarem. Essa é uma coisa boa em Fear Effect. Em muitas partes os guardas não o persegue pelas telas, esperando você apenas na onde o atacou. Agora equipe a Mach Pistol e vá rolando discretamente até o guarda no meio da tela ficar na mira. Mate-o e role para baixo para sair da mira do outro. Volte e mate-o. Agora espere no centro da tela pois virá dois guardas em seqüência, mate-os rapidamente com a Pistol, para não gasta munição da Mach Pistol. Ande até achar um Save Point e a Locker Key. Volte para a sala onde viu a tortura de Jin no computador e abra o armário para pegar o Blue Card Key e a segunda Pistol. Volte para o último Save Point, equipe as duas Pistols e ande silenciosamente pela escada até os dois guardas lá em baixo ficaram na mira. Mate-os rapidamente com as duas Pistols (influência dos filmes de John Woo?). Agora você terá um guarda na frente de uma porta num pequeno corredor. Fique de frente à parede da onde o guarda não te veja, role para o lado e atire rapidamente. Use o Fuse na caixa de energia para ligar o elevador. 
--- Lam Building: parte 3 ---
Itens: Wire Cutter, Bomb 
Desça pelo elevador e pegue o Wire Cutter na caixa na parede perto da porta trancada. Continue o caminho matando os guardas (a essa altura já pegaram a manha do jogo né? Matar silenciosamente se o inimigo estiver sozinho e distraído ou com armas se acompanhado ou notar a sua presença) até chegar a outro Save Point, salve a abra a porta com o Blue Card Key. Depois da cena, mate os guardas com as duas Pistols. Agora entra uma complicada puzzle. Salve antes, e não demore. Se não viu, há um contador de 5 minutos para desarmar a bomba no peito do Jin. A dica para cortar os fios certos está num painel luminoso perto da porta trancada lá atrás, mas não irá precisar disso já que vou te dizer os fios certos. Use o Wire Cutter em Jin para começar. Se fizer alguma coisa errada, aperte / para sair e comece de novo. Bom, começando...escolha o botão laranja e corte os fios vermelho e amarelo. Selecione o botão roxo e corte os fios vermelho e azul. Agora escolha o botão verde e corte os fios amarelo e azul. Pegue a Bomb, e uma cena irá ocorrer. 
--- Lam Building: parte 4 ----
Itens: Mach Pistol, Sign Key, Disc 
Salve e volte para o local da porta trancada onde pegou o Wire Cutter. Use a Bomb e saia de perto. Volte para a tela perto da saída da sala dos computadores e verá que a plataforma de ferro se abriu revelando uma escada. Desça, salve e mate o guarda e ele vai deixar a segunda Mach Pistol. Equipe as duas Pistols e mate os guardas em baixo do grande grande neon azul. Volte, salve e prepare-se pare o primeiro chefe do jogo. 
--- Chefe --- 
Equipe as duas Mach Pistols e assim que entrar na sala, fique perto do primeiro bloco na sua frente e espere ele vir pelo lado superior. Atire até ele ficar tonto ou recarregar arma e role para o lado (esse botão é essencial aqui) enquanto ele atira, e depois volte e atire mais um pouco. Assim já vai metade da energia dele. Corra entre os blocos e vire rapidamente com L1 e atire, role para o lado direito e espere ele vir e continue atirando. Assim ele deve morrer. Ele deixará munição e a Sign Key. Essa puzzle é bem simples. Para inserir os códigos corretos, volte para a tela do grande neon azul e dê uma olhada nos símbolos japoneses. Assim volte e coloque eles no painel usando a Sign Key. Para escolher os símbolos aperte para cima ou para baixo e confirme cada símbolo com o botão X e passe para o seguinte. Quando acabar, o painel se abrirá e você conseguirá o Disk. Volte e salve, e tente subir as escadas. Uma cena irá ocorrer e você irá controlar Glas. 
--- Glas ---
Itens: Pipe 
Equipe as duas Pistols e salve no Save Point perto da nave. Agora verifique os botões para subir na plataforma e uma cena irá ocorrer. Durante a cena já segure o botão L2. Quando voltar ao jogo, role rapidamente para frente para escapar do míssil e corra para a escada sem encostar no fogo. Quando subir, seja rápido e mate os guardas que virão. Continue indo até chegar aquela pequena casa onde tinha a alavanca dentro. Suba as escadas, mas não as suba inteiramente. Fique pendurado perto do teto e espere até o helicóptero-sei-lá-o-que atirar e ir para o outro lado. Suba rapidamente, corra e desça pela outra escada. Uma cena irá ocorrer, e então pegue o Pipe no meio dos destroços e use no tanque de gás. Dê dois passos para trás e atire no tanque. Uma cena irá ocorrer e o jogo irá voltar para Hana. 
--- Hana ---
Itens: Knife, Assault Rifle 
Corra do guarda e pegue a Knife no meio da sala, então fique atrás de um bloco e espere ele vir correndo atrás de você, e o mate rapidamente com a faca (fique abaixado para diminuir os riscos de ser acertado), antes que possa atirar. Ele irá deixar o Assault Rifle. Pegue o Rifle e use-o para matar os guardas no caminho. Salve e tente subir a escada. Uma cena irá aparecer apresentando a você o Mr. Lam. A ação então volta para Glas. 
--- Glas ---
Itens: Assault Rifle 
Ande pelos ferros somente quando não estiverem vermelhos. Vá para o meio e vira a válvula. Volte e veja o ritmo dos ferros e siga até chegar ao segundo chefe. 
--- Chefe --- 
Esse é bem fácil. Pegue a munição e ande para a direita e fique em frente à grande faixa chinesa. Espera aparecer uma mira na tela e atire na faixa. Role para trás e espere ele atirar para o seu lado. Corra para a esquerda, e na outra tela pegue a munição e fique no extremo esquerdo na frente da outra faixa chinesa. Espere a mira aparecer e atire nela. Uma cena irá ocorrer e entre pela janela. Saia, salve e equipe as duas Pistols. Mate os guardas e continue até a porta em chamas. Não entre nela ainda. Vá para a tela seguinte e mate os dois guardas e pegue o Assault Rifle. Volte para o último Save Point e salve. Equipe o Assault Rifle e prepare-se pois vem uma parte bem difícil. Vá para a tela e mate o guarda e outros virão para cima. Role para trás para mudar de tela, recarregue a arma, role para frente e mate mais um. Role de novo para trás e repita o procedimento. Quando der, mate dois ou mais guardas e role para trás de novo. Isso pode demorar porque são muito guardas aqui, então fique esperto. Quando acabar, siga e desça pela escada. Uma cena irá ocorrer. 
--- Hana ---
Itens: nenhum 
Corra dos guardas até chegar a tela onde há o helicóptero. O esquema é o seguinte. Enquanto o helicóptero estiver atirando, role para o lado esquerdo e espere. Quando ele parar e os guardas começarem a atirar, role para o lado direito, peque as munições e fique atirando no helicóptero. Repita o procedimento até o atirador morrer e entrar umas das cenas mais legais do jogo. 
--- Glas ---
Itens: nenhum 
Corra até o final da plataforma e aperte / quando a inscrição USE aparecer na tela para pular para o helicóptero. Várias cenas irão acontecer e o personagem Deke é introduzido no grupo. 

DISCO 2 
--- Introdução --- 
Hana, Glas e Deke se dirigem à parte da cidade onde fica a casa da Madam Chen, possível localização de Wee Ming. No barco, nós vemos Hana tomar um bom banho, mas Deke fala que tem alguma coisa errada com uma pequena vila pesqueira no caminho. Eles então param e se deparam com um bando de criaturas estranhas. E Hana irá combatê-las apenas vestida de uma pequena toalha molhada...nada mal. 
--- River Village --- 
--- Hana ---
Itens: nenhum 
Logo de cara salve e mate os zumbis ou fuja deles, tanto faz, só que com a pouca munição aqui eu recomendo que você evite eles quando der com o rolamento (L2). Vá indo até passar por uma casa, não precisa entrar, só passe reto. 
--- Deke ---
Itens: nenhum 
Equipe as duas Shot Pistols dele. Essas armas apenas carregam três tiros por vez cada mas são bastante poderosas. Entre na cabana por onde Hana passou reto e mate o cara lá dentro. Continue matando os dois zumbis no caminho até rolar a cena e você irá controlar Glas. 
--- Glas ---
Itens : nenhum 
Salve a passe pelas chamas, veja o ritmo em que elas acendem para passar rápido. Se ver que não dá tempo use o rolamento para sair rapidamente. Continue seu caminho e a história volta para Hana de novo. 
--- Hana ---
Itens: Po Mon Key, Pistol 
Continue pelos caminhos de madeira até chegar a uma pequena cabana, mate os dois zumbis lá dentro e pegue a Po Mon Key. Volte para aquele portão trancado (pelo outro caminho da bifurcação) lá atrás e use a chave. Mate os zumbis por perto antes senão eles irão atacá-lo enquanto estiver abrindo a porta. Entre e fale com a velha para saber a razão desses monstros. Pegue a segunda Pistol, equipe-as e mate os dois guardas no final da rampa. Siga pelo caminho da direita. Agora tem uma tela com três guardas andando. Equipe a faca e ande silenciosamente pelo lado perto do rio e mate o guarda andando nessa parte. Role rapidamente para trás até voltar para a outra tela porque os outros começaram a atirar. Equipe as pistolas, volte para a tela e mate mais um guarda. Role para trás, recarregue e mate o outro. Siga até chegar num lugar sem saída. Um guarda pega você por trás e te rende. Agora, se você se mexer ele te mata. Lembra daquele item Wet Towel que estava no inventário? Use ele e Hana irá tirar a toalha e ficar nua para distrair o guarda (oh yeah!) e Deke aparece por trás e aplica uma muqueta nele. Depois da piadinha, eles combinam de se encontrar na locomotiva do trem. 
--- Deke ---
Itens: HK V Assault, Ladder Access Key 
Dentro do depósito, mate o guarda andando com a soqueira e mate o outro com a arma. Vá para direita e salve. Equipe as duas Shot Pistols e mate os guardas, não se esqueça da munição. Agora pegue o caminho da direita e mate um guarda, role para trás , recarregue e mate o outro, pegue a munição. Agora vá pelo caminho da esquerda e entre no vagão. Uma cena e outro chefe aparecerá. 
--- Chefe --- 
Rapidamente role para trás e para o lado direito. Equipe alguma arma da sua preferência e veja os movimentos do chefe. Veja quando ele começar a atirar e atire nele antes. Role para o lado, espere ele se levantar (nunca atire com ele abaixado) e atire de novo. Role para o lado e repita a operação. Quando ele morrer ele deixará a HK V Assault, o rifle mais potente do jogo. Equipe ele e mate os dois guardas na saída, pegue a Ladder Access Key. Vá para o Save Point lá atrás e salve. Volte para o lugar da onde saiu do vagão e use a chave no painel da parede. Essa é uma puzzle que tem que ter bom senso. Olhe os fios e os nomes para saber a ordem. Mas se não tiver paciência, aqui vai a coisa certa a se fazer: desligue todas as três alavancas de força. Pegue uma das barras e coloque no POWER da coluna do meio. Pegue a outra barra e coloque no LOCK 3. Ligue a alavanca de força da coluna do meio. Uma cena irá ocorrer. Agora desligue de novo e pegue uma das barras e coloque no POWER da primeira coluna, pegue a outra barra e coloque na LADDER. Pronto. Suba as escadas, equipe o HK V Assault e ande com cuidado para não cair. Mate os assassinos com garras e continue. 
--- Glas ---
Itens: nenhum 
Glas tem uma conversa com Wee Ming, mas ela foge e ele a segue. Faça seu caminho matando os zumbis até aparecer uma cena. 
--- Hana ---
Itens: Xi Mon Key, Train Key 
Equipe a faca e mate o guarda perto da cabine no trem sem fazer barulho para não alertar os outros e salve. Prossiga e mate mais dois guardas. Volte para cabana onde está aquela velha matando os três guardas no caminho. Siga até pequena cabanda pegando fogo, mate os assassinos e o zumbi para pegar a Xi Mon Key. Volte para onde a velha está e siga pelo caminho onde matou o guarda perto do trem. Salve e continue. Não passe perto do zumbi caído no chão para não acordá-lo. Mate o guarda e os zumbis perto das duas cabanas. Use a chave na cabana da direita e mate os inimigos lá dentro, pegue a munição. Use a chave na outra cabana e mate os inimigos, pegue a munição e a Train Key. Volte para a cabine do trem, salve e use a chave para entrar. Tem uma pequena puzzle aqui. A dica está no papel no lado da porta. Tem que digitar o número do topo do papel no painel de trás pra frente. Aqui vai a seqüência:
1ª linha: 4N2B
2ª linha: 422C
3ª linha: 8000
Uma cena irá acontecer. 
--- Deke ---
Itens: nenhum 
Mate os dois guardas. Uma cena começará. Comece a correr imediatamente, se o fogo te pegar já era. Quando escapar outra cena irá ocorrer. 
--- Glas ---
Itens: Truck Key 
Vá no meio dos destroços, mate o guarda de longe, e suba as escadas e mate o outro que virá. Quando chegar a uma tela com um caminhão, prepare-se com seu Assault Rifle porque muitos guardas virão te atacar. Mate todos e desvie das balas com o rolamento. Depois pegue as munições e a Truck Key e a use no caminhão. Depois da cena o final do disco 2. 

DISCO 3 
--- Introdução --- 
O trio finalmente chega à casa da Madam Chen. Hana conhece e odeia esse lugar, então Glas vai lá dentro com Wee Ming enquanto Hana e Deke esperam do lado de fora.
--- Madam Chen's House --- 
--- Glas ---
Itens: Smack Jack, Pistol (2x) , Cooking Oil 
Depois da cena, Glas está preso numa sala. Salve, e pegue o Cooking Oil na prateleira. Em seguida use o vaso a direita e rapidamente vire (L1), abra o menu com O e use o Cooking Oil no meio da sala onde não tem bueiro. Role para trás e para o lado direito para ficar escondido no canto superior junto à parede quando o guarda entrar. Ele irá vir caminhando e escorregará no óleo. Assim você consegue a Pistol e o Smak Jack. Pegue a munição e equipe o Smak Jack, saia da sala e ande silenciosamente (R2) e mate o guarda e pegue a segunda Pistol. Siga até a porta e entra uma cena com Hana e Deke. Depois da cena, a ação irá para Deke no telhado. 
--- Deke ---
Itens: nenhum 
É um bom puzzle aqui. Veja que quadrados são rachados e não pise neles, mas o primeiro facho de luz reflete de um ângulo e o segundo de outro, então não pise nos quadrados que aparecem rachados nos dois fachos. Já no terceiro, nenhum quadrado aparece rachado, e essa é a armadilha. Aqui vai um caminho certo para poupar o trabalho:
XXXXXXXOX
XXXXOOOX
XXXXOXXXX
XXXXOOOX
XXXXXXXOX
Depois salve e entre pela porta. A ação irá voltar para Glas. 
--- Glas ---
Itens: Shotgun (opcional) 
Segure sempre o botão R2 aqui. Espere o cozinheiro da direita jogar a bola de volta para o da esquerda e passe. Espere os outros dois cozinheiros virarem e passe de novo, tem que ser rápido. Na segunda parte, veja a seqüência das baratas e passe, nada difícil. Já a última parte é mais complicada. Espere o cozinheiro cuspir e o outro virar totalmente e passe rapidamente. Equipe-se com as duas Pistols e verifique o alarme de incêndio. Agora mate os dois guardas, pegue a Shotgun (opcional, você pode pegar ela com Glas ou com Deke), entre na sala da esquerda e salve. Vá para uma porta onde um guarda fala que não pode entrar, continue até uma grande sala e mate os guardas e siga para a porta para encontrar Hana. 
--- Hana ---
Itens: nenhum (roupa de prostituta?) 
Vá com Hana até a sala na cozinha onde salvou com Glas, até o guarda-roupas e troque de roupa. Muito melhor não? Agora vá até a porta onde um guarda fala que não pode entrar e agora pode, porque você está vestida para o "trabalho" (não ande com arma à mostra, use o item Holster para guardar as armas). Em cima siga para baixo até entrar numa porta onde encontrará Deke, (uma piadinha, para variar) e uma cena irá rolar. 
--- Deke ---
Itens: Elevator Key, Madam Chen's Key, Coin, Wrench, Shotgun (opcional) 
Vá para a escada por onde Hana subiu e entre na porta por perto (mate os guardas no caminho) e pegue a Coin. Agora vá para um quarto onde tinha uma máquina vermelha-amarela e use a Coin nela. Aqui um bom puzzle. A resposta para esse está na sala com a televisão. Memorize a seqüência de movimentos que a dançarina faz e coloque aqui:
X 3
2 4
5 1
Uma porta secreta irá se abrir. Mate os guardas e siga pela porta dupla que está destrancada. Salve e vá para uma porta perto de um pequeno corredor e pegue a Elevator Key. Vá pelo corredor, mate o guarda e use a chave no elevador. Pegue o Wrench e use na parte onde sai a maior quantidade de gás. Faça isso rápido e não se preocupe com sua energia porque depois disso ela será recarregada. Pegue a Madam Chen's Key prepare-se, porque agora vem um bando de guardas na sua direção. Mate-os ou com a Shotgun (op...ah, você já sabe!) ou com a HV K Assault para um trabalho mais fácil. Depois entra na porta dupla azul usando a chave e uma cena irá ocorrer. 
--- Glas ---
Itens: Lounge Key 
Prepare-se para muitos inimigos nas parte de baixo da casa. Depois suba as escadas e vá para o corredor perto da porta roxa trancada, mate o guarda no final do corredor e pegue a Lounge Key. Entre na porta roxa, e rapidamente entre na porta à direita, sem matar os guardas para não desperdiçar munição. 
--- Chefe --- 
Fácil e difícil ao mesmo tempo. Difícil porque é meio difícil escapar de todos os seus tiros, e fácil porque é fácil adivinhar sua seqüência. Apenas fuJa dos lugares em que aparece o círculo vermelho e quando esse círculo aparecer nos lados da cama o guarda vai ficar na sua mira. Use a Pistol, e se tiver use a Shotgun para facilitar, pois um tiro dela tira quase que dois pontos de energia do chefe. Depois uma cena irá acontecer. 
--- Hana ---
Itens: Flower, White Vase, Black Vase, Office Key, Lounge Key, Meat Locker Key, Shotgun
Perto da sala onde encontrou Deke tem uma porta com um guarda dentro e o White Vase. Vá onde pegou a primeira Lounge Key com Glas e mate o guarda de novo e pegue outra Lounge Key. Entre na porta roxa e vá até uma tela onde tem duas portas. Uma está trancada então vá pela outra. Vá até a fonte (pode ser que tenha de matar alguns guardas no caminho) e pegue a Flower. Volte, mate os guardas e pegue a Office Key. Entre na porta trancada mencionada acima e entre no elevador. Não mate os guardas na sala onde fica a sala da Madam Chen e entre na sala com a grande cama em forma de círculo e pegue o Black Vase em cima do armário. Salve e siga para a porta da Madam Chen e fale com o guarda com o botão / quando a inscrição USE aparecer na tela. A dica para essa puzzle está exatamente na porta, mas aqui vai:
Escolha para cima ou para baixo para colocar o vaso branco na esquerda e o preto na direita. Confirma com X. Agora em cima do vaso branco escolha "fresh sunflowers" e confirme. No vaso preto escolha "wilted lilies" e confirme. Entra na sala e uma cena bem triste irá acontecer, sniff sniff... 
Faça seu caminho até a cozinha (matando essas putas-zumbis) e entre na sala onde trocou de roupa. Mate o zumbi e pegue a Meat Locker Key. Troque de roupa de novo (ahhh...) e entre na porta dupla que estava trancada na cozinha e outra cena irá acontecer, depois siga o barulho (direita) e prepare-se para um chefe bem fácil. Uma coisa que não lembro é onde eu peguei a Shotgun nessa parte, mas eu enfrentei o chefe com ela. 
--- Chefe (Madam Chen) --- 
Esqueça Wee Ming e mate os zumbis que aparecer até eles deixarem o item Paper Doll, use esse item no fogo azul em volta da Madam Chen e atire nela até o fogo voltar. Repita o procedimento até matá-la, aí virá uma cena e o final do disco 3. 

DISCO 4 
--- Hell: Parte 1 ---
Itens: Paper Gate Key, Assault Rifle, Doll, Stone Scroll 
Munição no inferno e armas: quando achar munição ou armas com a inscrição Paper antes, leve-as até uma tocha de jogo e queime-as para conseguir a munição/arma correspondente. 
Siga pelas rochas da esquerda, fique numa até a rocha atrás de você que sumiu, volte e então volte pelo caminho, espere a rocha que leva ao outro lado aparecer e siga. Ao chegar na pequena vila, equipe as Pistols e mate os fantasmas que aparecerão. Entre na cabana da direita e salve. Vá para a esquerda e veja a árvore ser queimada por um raio. Volte e siga pela direita. Depois da ponte, siga pela direita, tem um monte de inimigos no caminho, mate-os com cuidado, e chegará a uma tela onde tem uma casa com uma garota correndo para dentro, não precisa entrar aí, mas tem um Save Point na entrada, apenas siga até chegar a um portão e verifique ele. Antes disso tem um bando de inimigos outra vez, mate-os e pegue a Paper Gate Key. Leve-a para a árvore queimada e use esse item lá para abrir o portão. Na volta vai aparecer um bando de assassinos vermelhos, mate-os e pegue a munição. Siga pelo outro caminho depois da ponte através do portão queimado e pegue a Paper Assault Rifle, use numa tocha e obtenha a Assault Rifle; siga pelo caminho até chegar à Madam Chen, que está presa. Ela lhe dará a Doll. Siga para a casa onde a garotinha está e use a Doll nela. Agora vem a que eu acho a mais difícil puzzle do jogo inteiro. Eu fiquei quase uma hora para descobrir a resposta certa. 
Depois de falar com a pequena Hana, ela lhe dará uma dica, cada vez que resolver uma parte da puzzle a pequena Hana fica mais velha, lhe dando mais dicas. Com essas dicas, terão que juntar às palavras da parede para saber a resposta. É muito chato, e eu pouparei vocês desse trabalho.
Fale com a pequena Hana e verifique a mesa ao lado. - Mova a marca 5 para baixo da idade 5, e mova a marca 1 embaixo da idade 5 de novo (confirme com X cada opção).
- Agora fale com a Hana de 18 anos, e coloque a marca 2 embaixo da idade 18, confirme, e coloque a marca 5 embaixo do 18, confirme.
- Fale com a Hana de 35 anos, coloque a marca 1 embaixo da idade 35, confirme e então a marca 5 embaixo do 35, confirme.
- Fale com a Hana de 88 anos e coloque a marca 4 embaixo da idade 88, confirme duas vezes (apertando o X duas vezes), e então 3 e 2 embaixo da idade 88, e pegue o Stone Scroll. 
--- Hell: Parte 2 --- Itens: Branch, Fire Branch, Paper Gate Key, Gate Key, Tree Willow 
Leve o Stone Scroll para Madam Chen e ela lhe dará o Branch. Mate os fantasmas e siga para a árvore queimada e transforme o Branch em Fire Branch. Use ele para acender as três tochas apagadas. Uma fica perto da casa da criança, a outra perto da cabana da direita na vila e a terceira logo depois da ponte. Depois siga para a porta cinza que tem os desenhos das tochas e entre. Fale com o cara lá dentro e ele lhe dará a metade da Tree Willow. Mate os assassinos e pegue a Paper Gate Key. Queime-a na árvore queimada e uma chave irá aparecer na cabana da esquerda na vila. Mate o fantasma lá dentro e pegue a Gate Key. Use-a no portão perto da casa da criança e uma cena irá ocorrer, mostrando que Glas mesmo com um braço vai para o inferno à procura de Hana e Wee Ming. Que força de vontade não? 
--- Glas ---
Itens: Assault Rifle, Moon Key, Sun Key, Stone Sword 
Veja o fantasma de Deke. Que medo! Siga ele até a bifurcação. Essa parte é difícil matar os inimigos por causa da pouca munição e o pequeno fato de que Glas tem apenas um braço. Siga pela esquerda na bifurcação e cuidado com os cachorros (coff, coff, resident evil!! coff, coff, coff), e pegue a Moon Key. Siga pelo outro caminho na bifurcação (tem a Assault Rifle no caminho) e use a Moon Key lá. Pegue o caminho que Deke pegou e vá tendo cuidado com os inimigos. Verifique sempre os dragões no caminho. Pegue a Sun Key no meio de dois dragões e volte para a porta ao lado da onde usou a Moon Key. Vá descendo pelas plantas tendo cuidado com os inimigos até chegar a um espelho. Veja a seqüência no espelho. Não sei se essa puzzle é aleatória, mas na vez que joguei a seqüência foi a seguinte: mountain, heaven, water, water, earth, water, fire, heaven, earth. 
Se você não reparou, cada dragão representa um desses elementos, e na base de cada estátua tem uns traços vermelhos. Na tela depois do espelho, tem uma chão falso com traços que correspondem aos traços da estátuas, e então tem que seguir os traços correspondentes aos dos elementos dos espelhos. Complicado? Nem tanto. Veja os traços vermelhos nas estátua de cada dragão, e veja o elemento que este representa. Assim, siga os quadrados no chão na ordem dos elementos que foram vistos no espelho:
XXXOOOO
XXXOXXX
XXOOXXX
OOOXXXX
Depois de tudo isso, estará do outro lado, pegue a Stone Sword e na volta tenha cuidado com os fantasmas, mate todos. Volte para a bifurcação e coloque a Stone Sword na estátua do dragão congelado e uma nova passagem se abrirá, levando ao chefe. 
--- Chefe (Deke) --- 
Deke está com raiva e quer descontar em você. Ele é bastante difícil. Regra: apenas se movimente quando os blocos estiverem totalmente em cima d'água. Segundo, só se movimente quando as "ondas" da água pararem por completo, senão boa parte da sua energia irá embora. Logo de cara vá com a Assault Rifle equipada e fuzile Deke na primeira chance, sem hesitar. Agora vá se movendo desviando dele e seguindo as regras acima até que ele pare e volte pra cima da água. Atire de novo a repita o procedimento. Quando a munição da Assault Rifle acabar (VAI acabar), use a Mach Pistol. Quando matá-lo, Glas jura vingança contra Wee Ming e rola algumas cenas. 
--- Hana ---
Itens: Tree Willow, Crank, Stone Eye 
Siga matando os inimigos e fale com o irmão daquele fantasma que te deu a metade da Tree Willow, e ele te dará a outra metade. Quando ele sair pegue a Crank (coff, coff, resident evil!!! coff, coff, coff) e volte até a árvore queimada, siga pelo caminho e use a Crank no poço e pegue o Stone Eye... 
--- Glas ---
Itens: nenhum 
Não gaste a munição, apenas desvie dos ataques até que a cena ocorra... 
--- Hana ---
Itens: nenhum 
Continue pelo caminho e siga até a porta. Escolha algum item dos trás lá embaixo e coloque no quadro do local aonde achou o item escolhido. 
Final 
Itens: nenhum 
Use a Paper Doll na fogueira (tem um Save Point do lado da fogueira), e mate todos os inimigos que aparecerem. Agora procure por inscrições chinesas onde o comando USE aparece e use um dos três itens: Tree Willow, Stone Eye ou Stone Scroll. Uma dessas inscrições está numa pequena parede giratória perto da fogueira, a outra está no chão perto dessa parede e a última está no chão perto do Save Point. Depois da cena, você tem o direito de escolher os personagens, o que irá influenciar no final (veja a seção 1: Os Finais de Fear Effect para maiores informações): 
--- Escolhendo Hana ---
É o chefe mais difícil. Fique na extrema direita ao lado da tocha matando os inimigos que vierem até um deles deixar o Paper Money. Espere um bom momento entre os raios azuis e pegue o Paper Money e as munições. Use o Paper Money na tocha para tirar energia do chefe e crie mais munições, você irá precisar, tome cuidado com os demônios voadores. Repita o procedimento três vezes para matá-lo. 
--- Escolhendo Glas ---
Esse é bem mais fácil, logo que é só atirar e também pelos demônios dele serem muito mais fáceis de matar e desviar dos ataques. Apenas faça munição quando a sua acabar e fique atirando no chefe até ele morrer. 
Curta o final de sua escolha e lembre-se que acessando o melhor final, jogando o jogo no modo HARD, terá que enfrentar os dois chefes, mas o final realmente compensa o esforço.
FIM.